ONU negocia retomada de exportações de grãos da Ucrânia em meio à crise de alimentos

Publicado em 18/05/2022 19:39

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quarta-feira estar em "intenso contato" com Rússia, Ucrânia, Turquia, Estados Unidos e União Europeia em um esforço para restaurar a exportação de grãos ucranianos à medida em que piora a crise alimentar global.

"Estou esperançoso, mas ainda há um caminho a percorrer", disse Guterres, que visitou Moscou e Kiev no final do mês passado.

"As complexas implicações de segurança, econômicas e financeiras exigem boa vontade de todos os lados."

Em discurso em uma reunião de segurança alimentar nas Nações Unidas organizada pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, Guterres apelou à Rússia para permitir "a exportação segura de grãos armazenados em portos ucranianos" e para que alimentos e fertilizantes russos "tenham acesso total e irrestrito para os mercados mundiais".

A guerra da Rússia na Ucrânia fez com que os preços globais de grãos, óleos de cozinha, combustível e fertilizantes disparassem, e Guterres alertou que isso irá piorar a crise alimentar, energética e econômica nos países pobres.

"Ela ameaça levar dezenas de milhões de pessoas à insegurança alimentar, seguida de desnutrição e fome, em uma crise que pode durar anos", disse Guterres.

A Ucrânia costumava exportar a maioria de seus produtos por meio de portos marítimos, mas desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro foi forçada a exportar por trem ou por meio de pequenos portos no rio Danúbio.

O chefe de alimentos da ONU, David Beasley, apelou ao presidente russo, Vladimir Putin: "Se você tem coração, por favor, abra esses portos".

Beasley lidera o Programa Mundial de Alimentos, que alimenta cerca de 125 milhões de pessoas e compra 50% de seus grãos da Ucrânia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Padrão de El nino Firme e Mercado em Alta..
Geopolítica supera fundamentos e dita o ritmo da soja em Chicago com foco em Trump e Xi Jinping
Nitrogenados sobem, MAP recua e potássicos ficam estáveis no Brasil, aponta Itaú BBA
ICL e Agroadvance lançam pós em Nutrologia Vegetal com foco em antecipar decisões no campo
Apesar de cota, Brasil deve seguir atendendo ao avanço da demanda chinesa por carne bovina
BOA TARDE AGRONEGÓCIO - Exportações de milho reagindo no BR; café subindo em NY