Banco Central da Argentina facilita acesso a câmbio para importação de fertilizantes

Publicado em 08/07/2022 08:37

BUENOS AIRES (Reuters) - O Banco Central da Argentina (BCRA) melhorou nesta quinta-feira as condições de acesso à moeda estrangeira para importadores de fertilizantes e produtos fitossanitários, entre outros, conforme comunicado.

A autoridade monetária, que nos últimos dias reforçou as restrições às importações para proteger suas escassas reservas internacionais, reduziu o prazo de acesso ao dólar de 90 para 60 dias.

A Argentina tem um importante papel internacional como exportador de soja, trigo e milho.

As restrições impostas pelo BCRA geraram incerteza nas indústrias sobre se poderão contar com os insumos importados necessários para produzir e os custos mais elevados que a importação com câmbio mais alto gerará.

"Também caiu de 365 para 60 dias o prazo de acesso ao mercado de câmbio para pagamento de insumos que serão utilizados para a produção local de bens a serem exportados, quando são liquidados adiantamentos ou pré-financiamentos de exportação simultaneamente", disse o banco central.

"No caso desses produtos, será sempre considerado que são insumos para a produção local de bens para exportação", acrescentou.

O governo do presidente Alberto Fernández está passando por uma forte crise política e econômica que levou à renúncia do ministro da Economia, Martín Guzmán, no sábado.

Recentemente, as principais entidades agrárias do país convocaram uma greve comercial para 13 de julho, contra as políticas governamentais e a falta de diesel e fertilizantes.

(Reportagem de Eliana Raszewski)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Preços atingem maior nível desde dezembro
Índice de poder de compra de fertilizantes sobe e encerra o mês em 1,28
EUA e China buscam concluir negociações sobre comércio em Paris para a cúpula Xi-Trump
Ibovespa fecha semana abaixo de 178 mil pontos sem alívio em preocupações com guerra no Irã
Alternativa importante para a pecuária, DDGS ganha ainda mais espaço no portfólio das biorrefinarias de milho do BR
Brasil recebe delegação argentina para intercâmbio técnico na cadeia do amendoim