Índia atrasa plantio, preocupações com safras aumentam

Publicado em 08/07/2022 13:51


Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) – Agricultores na Índia ficaram atrasados no plantio das principais culturas semeadas no verão, como arroz, milho e soja, devido à distribuição desigual das chuvas das monções, embora possam recuperar terreno na próxima semana se houver precipitações suficientes.

Até 8 de julho, 40,67 milhões de hectares tinham sido plantados com culturas de verão, cerca de 9,3% a menos que um ano antes, segundo o Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores.

O plantio das culturas de verão ocorre nos meses de monção de junho e julho, enquanto a colheita começa em outubro.

Cerca de 7,2 milhões de hectares foram plantados com arroz, bem abaixo dos 9,5 milhões de hectares do ano anterior, disse o ministério.

“O déficit de chuvas é bastante alto nos Estados produtores de arroz do leste. A área e o rendimento podem cair se essas áreas não receberem chuvas suficientes nos próximos dias”, disse um negociante de Mumbai com uma empresa de comércio global.

A Índia recebeu chuvas normais desde o início da temporada de monções em 1º de junho, mas as principais regiões produtoras de arroz receberam 46% menos chuvas do que o normal.

Em julho, o mês mais crucial para o plantio de safras de verão, a Índia provavelmente receberá chuvas de monção entre 94% e 106% da média de longo prazo, disse o departamento de meteorologia na semana passada.

Nos estados do sul e centro, a semeadura ganhou força nos últimos dias depois que esta região recebeu boas chuvas, disse o revendedor.

A Índia é o maior exportador mundial de arroz e responde por mais de 40% do comércio global de arroz. Uma redução na produção pode levar Nova Délhi a reduzir as exportações.

Cerca de 5,4 milhões de hectares foram plantados com soja, 22% a menos que há um ano. O milho foi plantado em 3,18 milhões de hectares, com queda de 24%.

O plantio de cana-de-açúcar e algodão ficou praticamente estável em 5,3 milhões de hectares e 8,5 milhões de hectares, respectivamente.

 


 


 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano