Setor de serviços cresce 1,1% em julho, acima do esperado, mostra IBGE

Publicado em 13/09/2022 09:46

(Reuters) -O volume do setor de serviços do Brasil cresceu acima do esperado por analistas em julho, no terceiro mês seguido de avanço sobre o mês anterior, mostraram números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

O setor cresceu 1,1% em julho em relação a junho, na série com ajuste sazonal, e teve alta de 6,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de avanços de 0,5% na comparação mensal e de 5,8% na base anual.

Segundo o IBGE, os destaques do mês foram os setores de transportes, com alta de 2,3% sobre junho, e de informação e comunicação, que cresceu 1,1%. Os serviços prestados às famílias avançaram 0,6%.

Os dois outros grupos investigados, outros serviços e serviços profissionais, administrativos e complementares, caíram 4,2% e 1,1%, respectivamente.

"Essa retomada de crescimento é bastante significativa e é ligada aos serviços voltados às empresas, como os de tecnologia da informação e o de transporte de cargas, que têm um crescimento expressivo e alcançam, em julho, os pontos mais altos das suas respectivas séries", afirmou em nota o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Com o resultado de julho, o setor de serviços está 8,9% acima do patamar pré-pandemia e 1,8% abaixo do seu nível histórico mais alto, atingido em novembro de 2014, disse o IBGE.

(Por Isabel Versiani; edição de Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul