CNA participa do Congresso Nacional das Mulheres no Agro

Publicado em 28/10/2022 14:07
Evento foi realizado na quinta (27), em São Paulo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do 7º Congresso Nacional das Mulheres no Agro, realizado na quinta (27), em São Paulo. A assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, fez a moderação de uma mesa redonda sobre a cadeia produtiva da proteína animal.

Segundo ela, a cadeia de proteína animal contribuiu com cerca de 33% do valor bruto da produção, mais de 16% das exportações do agronegócio e emprega 38% do pessoal atuante no setor agropecuário nacional.

O debate girou em torno da importância da agregação de valor dos produtos da carne, da necessidade de uniformização do setor lácteo, além das oportunidades para o setor de aves, suínos e pescados.

Os especialistas debateram a necessidade de o país construir um plano de ação para que o setor dos suplementos minerais minimize a dependência e as oscilações externas.

Durante a mesa redonda, também foram abordados temas sobre o comércio internacional, envolvendo a sustentabilidade. “Mais de 60% da área das propriedades rurais possuem vegetação nativa na região centro oeste”, destacou Marina.

Ao final do debate, os participantes falaram sobre suas expectativas e tendências para o próximo ano. A principal questão levantada foi sobre o papel do Brasil diante da instabilidade externa em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia e das dificuldades financeiras e sanitários enfrentadas por outros países.

A mesa redonda moderada pela CNA contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges; do presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Suplemento Mineral (Asbram), Juliano Sabella; do presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro; e do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de açúcar do CS recua 33% na 2ª quinzena de novembro, mas ainda avança na safra 25/26
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026