Mais de 96 toneladas de sementes tiveram a comercialização suspensa no Mato Grosso do Sul

Publicado em 29/11/2022 17:37
A ação foi concentrada nas regiões de Campo Grande e de Chapadão do Sul

Equipes de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estiveram em operação no estado do Mato Grosso do Sul para intensificar a fiscalização sobre a produção, a reembalagem e a comercialização de sementes de espécies forrageiras tropicais. A ação foi concentrada nas regiões de Campo Grande (municípios de Campo Grande, Bandeirantes e Terenos) e de Chapadão do Sul (municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica, Camapuã e Paraíso das Águas).

Devido à constatação de irregularidades, foi suspensa cautelarmente a comercialização de 96.030 quilos de sementes. A fiscalização esteve em 18 estabelecimentos e emitiu 26 termos de fiscalização e 12 autos de infração.

Durante a ação também foram coletadas amostras de lotes sementes para verificar se os produtos fiscalizados atendem aos padrões nacionais de identidade e qualidade, estabelecidos pelo Mapa. Caso os resultados das análises oficiais demonstrem que os lotes não atendem aos padrões, os respectivos produtores serão autuados pela irregularidade.

“A força-tarefa foi importante visto que o estado do Mato Grosso do Sul, além de ser um grande consumidor, é fornecedor de sementes de forrageiras tropicais para os demais estados do País”, relata a coordenadora-geral de Sementes e Mudas, Virgínia Carpi.

Participaram da operação 12 auditores fiscais federais agropecuários e quatro agentes de atividades agropecuárias ou auxiliares, dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sergipe, Santa Catarina e do Distrito Federal.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boa Tarde Agro - Plantio da soja avança rápido, mas previsão de chuvas liga alerta para milho em 2027
Irrigação eleva produtividade da soja em 47% e do milho em 55% em fazenda de MS
Presidência da COP30 lança mapas de transição energética e florestal
StoneX eleva produção de soja e algodão do Brasil e vê avanço na 2ª safra de milho
Estoques de óleo de palma da Malásia são estimados em recorde
ANALISANDO SUA COMERCIALIZAÇÃO - Dólar para cima e CBOT para baixo e agora vendo ou seguro?