Transição vai sugerir criação de Ministério da Agricultura Familiar e Alimento Saudável

Publicado em 01/12/2022 17:27

BRASÍLIA (Reuters) – A transição de governo vai recomendar ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a criação do Ministério da Agricultura Familiar e Alimento Saudável, que atuaria separadamente do Ministério da Agricultura, disse nesta quinta-feira o deputado Pedro Uczai (PT-SC), um dos coordenadores do grupo técnico de Desenvolvimento Agrário da transição.

De acordo com o parlamentar, a separação de atribuições entre as pastas ainda será definida, mas a ideia é que o novo ministério incorpore a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), hoje ligada ao Ministério da Agricultura, também poderia fazer parte da nova pasta, segundo ele, mas a decisão final não foi tomada.

“Vamos tentar definir se a Conab fica sob subordinação do Ministério da Agricultura ou do novo ministério”, disse. “Estamos defendendo que venha para o novo ministério”.

Uczai afirmou que a maior parte dos recursos do Plano Safra atende a grandes produtores, sendo necessário ampliar repasses para o PAA, incentivando a agricultura familiar.

Um ministério com foco na agricultura familiar, como o do Desenvolvimento Agrário, existiu em gestões petistas anteriores, antes de muitas de suas atribuições serem incorporadas pelo Ministério da Agricultura.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli