Embrapa oferece curso gratuito sobre aproveitamento de resíduos no preparo de bioinsumos

Publicado em 20/12/2022 11:19

Estão abertas as inscrições para o curso ‘Aproveitamento de Resíduos no Preparo de Bioinsumos’, disponível na plataforma e-Campo - Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa. O curso foi elaborado pela Embrapa Semiárido, é gratuito e tem oferta contínua, ou seja, pode ser iniciado a qualquer momento.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.embrapa.br/web/portal/e-campo/aproveitamento-de-residuos-no-preparo-de-bioinsumos

Sendo oferecida na modalidade EAD, com carga horária de 24 horas, a formação tem por objetivo promover a capacitação nos métodos e técnicas de aproveitamento de resíduos sólidos, oriundos da atividade agropecuária, para o preparo de bioinsumos.

O conteúdo está dividido em seis módulos, abordando a caracterização dos resíduos sólidos e seu gerenciamento, os aspectos legais sobre os resíduos sólidos no Brasil, preparo e caracterização de composto orgânico e biofertilizantes líquidos, importância da matéria orgânica em solos tropicais e o uso de compostos orgânicos e biofertilizantes líquidos em plantas cultivadas.

A coordenadora da capacitação e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Alineaurea Florentino, explica que o curso foi construído de forma a apresentar alternativas que pudessem promover a nutrição do solo e plantas de forma menos agressiva ao meio ambiente.

“Os bioinsumos vêm exatamente com essa proposta de suprir a nutrição de modo mais natural, sendo também aceitos em áreas que tem a certificação orgânica e nos sistemas de base ecológica”, ressalta a pesquisadora.

O curso tem caráter autoinstrucional e assíncrono, ou seja, pode ser realizado em qualquer data e horário. Ao realizar o curso, o participante terá acesso a um conteúdo que envolve aulas gravadas, materiais complementares em vídeo, apostilas e avaliações sobre o conteúdo.

 

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Roberto Rodrigues avalia que a falta de recursos para o seguro rural deixa o Plano Safra incompleto
Na mira da União Europeia, falta de gestão sobre as emissões de carbono pode limitar exportações brasileiras
Podcast NA #114 - Cadeia produtiva do feijão vive uma das maiores transformações da história
Membro do BCE faz alerta sobre inflação subjacente apesar da queda do petróleo
Crescimento do setor de serviços dos EUA desacelera em junho; emprego se recupera
Setor que movimenta mais de 25% do PIB brasileiro vira porta de entrada para profissionais do mercado financeiro; evento gratuito em Curitiba mostra como