CNA debate comércio internacional e segurança alimentar

Publicado em 31/01/2023 14:20
Diretora de Relações Internacionais da CNA falou sobre os temas em encontros na quinta (26) e na sexta (27)

A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, participou do evento “Potencial do Agronegócio Brasileiro no Mercado Internacional”, promovido pelo Sindiatacadistas do Rio Grande do Sul, na sexta (27).

O objetivo do encontro, que também celebrou o Dia do Comércio Exterior, foi discutir os fatores que influenciam na competitividade da produção brasileira no mercado internacional. O evento teve apoio da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Em sua apresentação, Sueme falou sobre os principais desafios comerciais do agro brasileiro. Dentre eles, ela citou a diversificação da pauta exportadora e os destinos, a ampliação da rede de acordos do Mercosul e os subsídios agrícolas com potencial de distorção, que mascaram a competividade dos produtos.

Em relação ao cenário internacional em 2023, a diretora destacou a desaceleração da economia global e das importações chinesas; a instabilidade geopolítica; e as medidas protecionistas, como a lei antidesmatamento da União Europeia.

Segurança alimentar – Na noite de quinta (26), Sueme ministrou uma aula sobre segurança alimentar e comércio internacional no curso de “Regulação do Comércio Internacional Contemporâneo” realizado pela Women Inside Trade, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Durante a aula, Mori falou sobre o papel do comércio internacional na garantia da segurança alimentar global. “Muitos países dependem da importação de alimentos para garantir o seu abastecimento interno. O Brasil, assim como outros países que produzem e importam muito, tem um papel protagonista nesse cenário”, disse.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul