Indonésia revisará cota de exportação de óleo de palma, diz ministério

Publicado em 07/02/2023 08:44

JACARTA (Reuters) – A Indonésia revisará suas cotas de exportação de óleo de palma em meio ao aumento dos preços do óleo de cozinha doméstico, informou o Ministério Coordenador de Assuntos Marítimos e de Investimentos.

A Indonésia impõe a chamada Obrigação do Mercado Doméstico (DMO) sobre o óleo de palma, segundo a qual as empresas podem exportar somente depois de terem vendido uma parte de sua produção no mercado doméstico.

O governo regula o preço do óleo de palma vendido sob o esquema DMO, que é canalizado para um programa de óleo de cozinha barato.

As autoridades também revisarão o preço definido para o DMO, segundo o comunicado divulgado na noite de segunda-feira. Sob o DMO, o preço do óleo de palma bruto está atualmente limitado a 9.300 rupias (0,61 dólar) por quilo, e o preço da oleína é limitado a 10.300 rupias.

Atualmente, a Indonésia permite que as empresas exportem seis vezes o volume que venderam para o mercado interno.

A Indonésia, maior produtor mundial de óleo de palma, suspenderá algumas licenças de exportação de óleo de palma existentes até o final de abril, disseram autoridades na segunda-feira, já que os exportadores acumularam grandes cotas para remessas desde o final do ano passado.

No entanto, as autoridades disseram que as empresas podem obter cotas adicionais de exportação se abastecerem o mercado doméstico.

O grupo industrial Indonesia Palm Oil Board reiterou na terça-feira que as empresas de óleo de palma tinham pouca urgência em aumentar suas vendas de DMO para garantir a cota de exportação devido à fraca demanda por suas exportações e altas taxas de exportação.

“O imposto de exportação de 52 dólares por tonelada deve ser suspenso até depois do Eid al-Fitr”, disse o presidente Sahat Sinaga a repórteres, de modo que as empresas de óleo de palma foram encorajadas a exportar e, por sua vez, aumentar seu cumprimento de DMO para garantir mais cotas de exportação.

O contrato de óleo de palma de referência na Malásia subiram mais de 2% na terça-feira após a movimentação na Indonésia.

(Por Bernadette Christina Munthe; Escrito por Fransiska Nangoy)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Podcast Canela Amarela - Episódio Recuperações Judiciais
Grãos disparam nesta 4ª feira (26) em Chicago, com trigo liderando os ganhos diante de tensões no Mar Negro
Incêndios no campo podem ser controlados de forma mais eficiente com tecnologia retardante e supressora do fogo
Número de mortos pela enchente no Nepal e no Tibete sobe para 157, diz a polícia
Colapso de uma geleira pode ter desencadeado a enchente repentina mortal no Nepal, dizem especialistas
Trump analisará normas na indústria de carne bovina, enquanto produtores se opõem ao plano de tarifas