Brasil e Austrália iniciam tratativas para acordos comerciais e cooperação técnica

Publicado em 10/03/2023 11:30
No Mapa, embaixadora australiana tratou sobre as propostas de comércios de produtos entre os países

O Ministério da Agricultura e Pecuária foi um dos primeiros visitados pela embaixadora da Austrália, Sophie Davies, devido ao grande interesse de seu país pelas técnicas de agricultura sustentável e suas características similares às do Brasil.

Em reunião com o ministro Carlos Fávaro, nessa quarta-feira (8), foram realizadas as primeiras conversas para dar início aos acordos comerciais que possam permitir a exportação da carne suína brasileira, bem como a importação de cevada e trigo australianos. Para isso, Brasil e Austrália devem articular, junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), pela redução das tarifas que possibilitem as exportações entre ambos.

“A agricultura é muito importante para o nosso país, por isso o senhor é um dos primeiros ministros que estamos visitando. Somos orgulhosos da nossa agricultura sustentável e temos muito a compartilhar. É uma grande oportunidade para a cooperação na área de pesquisa”, afirmou a embaixadora.

Neste sentido, a proposta de Fávaro é uma parceria em pesquisas de métrica de mercado de carbono a fim de que se possa certificar quanto as florestas podem capturar de carbono a fim de que se aplique um padrão semelhante ao maior número de países.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após atuação do Sistema FAEP, CMN prorroga prazo da restrição no crédito por regra ambiental
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas