Arcabouço fiscal não impacta inflação diretamente, mas pode melhorar expectativas, diz BC

Publicado em 28/03/2023 08:23 e atualizado em 28/03/2023 08:54

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central avalia que não há relação mecânica direta entre a apresentação do novo arcabouço fiscal e a convergência da inflação para as metas, mas um texto sólido pode melhorar expectativas e gerar processo de desinflação, conforme ata do Comitê de Política Monetária (Copom) publicada nesta terça-feira.

 

 

O documentou ressaltou que o compromisso com a execução do pacote fiscal do Ministério da Fazenda, já identificado nas estatísticas fiscais e na reoneração dos combustíveis, atenua os estímulos fiscais sobre a demanda, reduzindo o risco de alta sobre a inflação no curto prazo.

“O comportamento das expectativas é um aspecto fundamental do processo inflacionário, uma vez que afeta a definição de preços e salários presentes e futuros”, disse.

O BC decidiu manter a Selic em 13,75% ao ano em reunião na semana passada, sem apresentar sinal concreto sobre um eventual afrouxamento monetário à frente, contrariando expectativas no mercado e no governo por uma indicação sobre o momento em que poderia iniciar os cortes na taxa básica de juros.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tecnologia ajuda pecuarista do RS a reduzir furtos de gado e automatizar monitoramento do rebanho
Governo amplia proteção ao diesel em meio à pressão sobre oferta, mas ministro diz que risco de falta é “especulação”
Trump afirma que autoridades dos EUA se reuniram com delegação iraniana por 3 horas
Consumo de café no varejo do Brasil avança 2,29% no ano até agosto, diz Abic
Tempo & Dinheiro - Íntegra do Programa
Trump diz que negociações com Irã continuam e que acredita que se chegará a um acordo