Argentina planeja novo esquema de "dólar soja" para impulsionar exportações

Publicado em 30/03/2023 18:51

Por Walter Bianchi

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina está planejando uma nova taxa de câmbio preferencial, o "dólar da soja", para as exportações agrícolas, disse um porta-voz do governo nesta quinta-feira, enquanto um dos maiores produtores de grãos do mundo procura estimular os embarques após uma forte seca que atingiu as lavouras.

De acordo com o plano, divulgado inicialmente pela mídia local citando o ministro da Economia, Sergio Massa, a taxa preferencial entraria em vigor em abril, com outras taxas preferenciais para setores-alvo nos próximos meses.

A cotação do dólar da soja foi utilizada duas vezes no ano passado para estimular as vendas.

"É um programa de incentivo às exportações que visa facilitar a capacidade e o cumprimento dos contratos de nossos exportadores no ano da seca, entendendo as dificuldades que nossos produtores sofreram", disse Massa à mídia argentina em Washington.

A Argentina, maior exportadora mundial de óleo e farelo de soja processado, foi atingida por uma de suas piores secas da história, da qual suas produções principalmente de soja e milho foram duramente atingidas, prejudicando a receita em dólares.

O endividado país sul-americano precisa desesperadamente de moeda estrangeira para reabastecer as reservas esgotadas e garantir que possa cumprir as obrigações de pagamento e cobrir suas dívidas com os credores e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A Argentina tem rígidos controles de capital que restringem o acesso a dólares e que criaram populares mercados de câmbio paralelos, onde os dólares são negociados ao dobro da taxa oficial.

O chamado dólar da soja deve estimular agricultores e exportadores a embarcar seus grãos.

(Reportagem de Jorge Otaola e Walter Bianchi em Buenos Aires)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo
Indonésia fecha acordo com EUA que isenta de taxa café, óleo de palma e outras commodities
Brasil embarca primeira carga de DDG para a China e avança na consolidação de padrões oficiais de qualidade
Potássio e as estratégias para evitar a falta do nutriente nas lavouras de soja
Nutrien prevê aumento na demanda por potássio apesar de baixos retornos agrícolas
Produtores do Oeste do Paraná aproveitaram o Show Rural para ir em busca de crédito