Parlamento da UE aprova lei que proíbe importações de produtos ligados a desmatamento

Publicado em 19/04/2023 10:04 e atualizado em 19/04/2023 11:41
Medidas podem afetar soja, carne bovina, óleo de palma, madeira, cacau, café, borracha, carvão vegetal e produtos derivados, incluindo couro, chocolate e móveis

 

BRUXELAS (Reuters) - O Parlamento Europeu aprovou uma lei contra desmatamento na quarta-feira que proibirá as importações pela União Européia (UE) de café, carne bovina, soja e outras commodities que estiverem ligadas à destruição das florestas do mundo.

 

 

A lei exigirá que as empresas que vendem produtos para a União Europeia apresentem uma declaração de due diligence e informações "verificáveis" de que seus produtos não foram cultivados em terras desmatadas após 2020. Caso contrário, elas correm o risco de multas pesadas.

A lei ainda precisa de aprovação formal dos países da UE --um processo que normalmente ocorre por meio de acordos legais pré-acordados-- antes de entrar em vigor.

As grandes empresas teriam 18 meses para cumprir e as empresas menores 24 meses.

(Reportagem de Kate Abnett)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro do Brasil precisa estar atento a como seguir presente e se encaixando no mundo bipolar China-EUA
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas