Comissão debate obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica para produtores rurais

Publicado em 19/04/2023 10:35
O público poderá acompanhar a discussão ao vivo por meio do canal da Câmara dos Deputados no YouTube

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (19) para discutir a obrigatoriedade de utilização, pelos produtores rurais, de nota fiscal eletrônica. A exigência será cobrada a partir de 1º de julho de 2023, conforme norma do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A iniciativa do debate é do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG). Segundo ele, a medida prejudica a agropecuária familiar. "O estabelecimento de exigência de que os produtores rurais emitam documentos fiscais eletrônicos inviabilizará transações comerciais simples, tendo em vista as dificuldades de acesso à internet por uma parcela significativa desse público", afirma.

"Por essa razão, consideramos urgente avaliarmos os impactos da medida e buscarmos alternativas aos produtores que ainda não usam a NFP-e, antes que sejam impedidos de exercer suas atividades econômicas por não conseguirem emitir os documentos fiscais", acrescenta o parlamentar.

Foram convidados para a reunião, entre outros:
- o diretor da Secretaria Executiva do Confaz, Carlos Henrique de Azevedo Oliveira;
- o coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon; e
- o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Eugênio Zanetti.

A reunião será realizada no plenário 3, às 13h30. O público poderá acompanhar a discussão ao vivo por meio do canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Famato orienta produtores sobre ampliação do Refis/Extraordinário III em Mato Grosso
Grãos: Semana foi marcada por encontro entre Trump e Xi em Pequim, com impacto negativo para soja e milho em Chicago
Preços do algodão têm forte correção e caem mais de 4% nesta 6ª feira (15)
China vai parar de comprar do Brasil?
Com El Niño e custos altos de adubo, SLC Agrícola buscará mitigar riscos na safra 2026/27
Negociações do Brics terminam sem declaração conjunta, expondo divisões sobre guerra no Irã