Produtores e entidades brasileiras discutem as cadeias produtivas da Apicultura e Meliponicultura em Balneário Pinhal

Publicado em 26/05/2023 17:32

Mais de 150 pessoas, entre apicultores, meliponicultores, pesquisadores, extensionistas da Emater/RS-Ascar e representantes de entidades participam do 24ª Seminário Estadual de Apicultura, 18º Encontro Estadual de Meliponicultura, 23º Concurso de Mel de Abelha e 1º Concurso de Mel de Abelhas Sem Ferrão. Os eventos ocorrem nesta sexta-feira e sábado (26 e 27/05), na Secretaria de Educação de Balneário Pinhal, integrando as programações do 6º Festimel.

A programação de sexta-feira (26/05) iniciou com a abertura oficial que teve a presença da presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, da prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco, do presidente da Federação Apícola do RS (Fargs), Ademir Haettinger, e da pesquisadora Betina Blochtein. Mara destacou o esforço dos extensionistas para auxiliar os apicultores e meliponicultores de forma permanente e a importância das parcerias e da busca de informações e conhecimentos por parte dos produtores. “Nós estamos à disposição e estou trabalhando para fazer da Apicultura e da Meliponicultura importantes atividades agrícolas do Rio Grande do Sul”, destacou.

Na sequência, o extensionista da Emater/RS-Ascar, João Alfredo de Oliveira Sampaio, apresentou a linha do tempo com a evolução da apicultura e as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) desenvolvidas por 2.439 produtores que possuem quase cem mil colmeias, em 236 dos 497 municípios gaúchos. Já o apicultor Luís Alberto Schuh, do Apiário Adams, falou de sua experiência e dos desafios e oportunidades no mercado institucional.

Uma mesa redonda trouxe importantes nomes, como André Sezerino, da Epagri, Gustavo Nogueira Diehl e Rita Domingues, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), além de Paulo Savi, da Emater/RS-Ascar, que trataram sobre saúde das abelhas Apis. Savi aproveitou para mostrar as experiências e os bons resultados alcançados com a integração da apicultura e soja orgânica em torno de 400 hectares, na região de Dom Pedrito.

Na parte da tarde a importância da polinização para as abelhas com e sem ferrão foram abordadas pelo presidente da Fargs, Ademir Haettinger, pela doutora em Biologia da Unisinos, Patrícia Nunes Silva, e pelo representante da Celena Alimentos S.A., Vantuir Scarantti. Os debates foram mediados pela doutora e pesquisadora Betina Blochtein.

As oficinas atraíram muito os participantes, que se dividiram entre a que abordou o projeto realizado com abelhas sem ferrão em Rio Grande, a de produção de torta proteica e alimentação líquida, a de criação e introdução de rainhas, a de explicação sobre flores indicadas para alimentação de abelhas sem ferrão, manejo de abelhas sem ferrão, gestão do manejo apis com foco nos resultados e mel na alimentação humana.

No sábado (27/05) as atividades do 24º Seminário Estadual de Apicultura do Rio Grande doo Sul e o 18ª Encontro Estadual de Meliponicultura terão continuidade, com apresentação do diagnóstico da meliponicultora, que será feito pela doutora Sídia Freitas, da Seapi, e dos potenciais da meliponicultura, por Betina Blochtein e pela doutora da Embrapa Meio Ambiente de São Paulo, Jenifer Dias Ramos. Também ocorrerá palestra sobre saúde das abelhas sem ferrão, com a professora da Ufrgs, Karen Haag, e a veterinária da Prefeitura de Balneário Pinhal, Joyce Pigozzi.

Durante o dia serão realizadas oficinas de gestão de manejo com apis, criação e introdução de rainhas, fabricação de hidromel, preparação de torta proteica e alimentação líquida, ninhos-isca para abelhas sem ferrão, manejo de abelhas sem ferrão, mel na alimentação humana, os princípios da meliponicultura. Ocorrerá ainda a entrega da premiação do 23º Concurso Estadual de Qualidade do Mel de Abelha Apis e o 1º Concurso de Mel de Abelhas Sem Ferrão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário