Invasão de animais, como javalis, nas lavouras de milho podem trazer perdas de 35% a 40% da produção

Publicado em 23/06/2023 12:10 e atualizado em 23/06/2023 14:39
Especialista explica que cerca especial protege contra a entrada de animais adultos e filhotes, e pode ser utilizada também em hortas

De acordo com informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os javalis caracterizam “a segunda maior causa de perda da biodiversidade em escala global e representam um desafio para a conservação dos recursos naturais”. 

“Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores”, informa o órgão.

A analista de mercado do agronegócio da Belgo Arames, Vanessa Amorim Teixeira, explica que, quando um bando de javalis, queixadas, javaporcos ou capivaras invadem lavouras de milho, por exemplo, a perda nos campos podem ficar entre 35% a 40%. 

No intuito de mitigar as perdas não só de lavouras de grãos, mas de hortas, por exemplo, que também sofrem ataques de animais, ela explica que a cerca Belgo Javaporco tem características que ajudam a deter não só animais selvagens, mas até os domésticos. 

Foto: Divulgação

“O jeito de a gente diminuir esses prejuízos é usar a tela Javaporco. É uma tela bastante robusta, que pode ser usada para cercar as produções de grãos e também de hortifruti, mas também para criação de animais, como caprinos e ovinos, por exemplo”. 

Ela explica também que, em áreas de afluentes, proteger essas regiões de animais selvagens também é importante, já que a movimentação deles acaba destruindo parte da vegetação que protege as margens.

“A cerca tem 11 fios na horizontal e alta resistência ao impacto de espécies de médio e grande porte. A distância dos primeiros 9 fios é de 10cm, e as outras duas superiores, 20cm. Isso, além da composição do material, que leva zinco, ajuda a limitar os animais, que acabam tentando forçar a entrada, e a curta distância dos primeiros fios contribui para conter inclusive os filhotes”, explica. 
 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boa tarde Agronegócio - Confira os principais destaques desta quarta-feira (09)
Às vésperas da safra 2026/2027, produtor do Cerrado se prepara para ciclo de maior atenção a clima e manejo
Aprovado no Senado, Profert sinaliza avanço a longo prazo, mas falha em conter crise imediata de insumos
Agroconsult eleva previsão de safra 25/26 de algodão do Brasil para recorde de 4,5 mi t
Petróleo volta aos US$ 100 com choques geopolíticos e puxa soja e grãos em Chicago
Setor de fertilizantes defende medidas urgentes para aliviar custos do produtor rural