Estoques de LCA cresce 62% a R$404,4 bi; novo Plano Safra busca incentivar título

Publicado em 04/07/2023 18:40

 

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - Os estoques da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), a principal fonte de recursos livres do crédito rural brasileiro, somaram 404,4 bilhões de reais em maio, alta de 62% ante o mesmo período do ano passado, informou o Ministério da Agricultura nesta terça-feira.

A LCA, com participação de cerca de 25% no financiamento do Plano Safra 2022/2023, é o título com maior estoque registrado no Boletim de Finanças Privadas do Agro de junho, elaborado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

Para o novo Plano Safra 2023/24, algumas mudanças podem estimular o título no agronegócio, indicou o ministério.

Conforme a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 5.087 de 29 de junho de 2023, foi elevado de 35% para 50% o volume do saldo de LCA que precisa ser direcionado pelas instituições financeiras ao financiamento rural, uma novidade do novo Plano Safra 2023/24.

Além disso, instituições financeiras agora poderão utilizar os recursos captados por meio desse título para serem equalizados pelo Tesouro Nacional, no caso daquelas linhas com juros controlados, disse o ministério em nota.

Outros títulos do setor como Cédula de Produto Rural (CPR), Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagro) também tiveram elevações de estoques significativas.

Os Fiagros, com criação mais recente, registrou alta de 244%, para 14,1 bilhões de reais. Já as CPR tiveram alta de 76%, para 248,77 bilhões de reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PIB do agronegócio puxa Economia brasileira, porém produtor rural passa por cenário adverso
Taxas de DIs fecham em baixa, mas distantes das mínimas do dia com Flávio Bolsonaro ainda candidato
FAESP e CNA promovem evento sobre a Reforma Tributária e os impactos no agronegócio da Região Sudeste
Infestação de grama-seda e capim-camalote se intensifica e exige manejo mais rigoroso nos canaviais
Tecnologias BASF ajudam a segurar produtividade mesmo com previsão de queda na próxima safra
Plateau® assegura cana livre de matocompetição com aplicação eficiente até em períodos de estiagem