Sicoob prevê aumento de 33% nos financiamentos para safra 23/24 no Brasil

Publicado em 10/07/2023 09:36

SÃO PAULO (Reuters) - O Sicoob, importante instituição cooperativa de crédito do agronegócio brasileiro, projeta elevar os financiamentos em 33% na safra 2023/24, para mais de 52 bilhões de reais, informou nesta segunda-feira em nota.

Dentro do atual Plano Safra, o Sicoob planeja destinar 37 bilhões de reais para operações de custeio agrícola, 8 bilhões para operações de investimento e 7 bilhões de reais para industrialização e comercialização, para pequenos e médios produtores, em sua maioria.

A instituição, que ultrapassou a marca de mais de 7,3 milhões de cooperados, sendo mais 430 mil produtores rurais, ganhou participação no mercado de financiamentos no safra passada, passando de 7,3% em 2021/22 para 9% em 2022/23.

"Reconhecemos a importância do setor agropecuário para a nossa economia e estamos aqui para apoiar os produtores rurais. Além disso, nos orgulhamos de oferecer taxas mais competitivas do que as encontradas no mercado convencional", disse o diretor Comercial e de Canais do Sicoob, Francisco Reposse Junior, em nota.

Do montante total, serão 8 bilhões de reais direcionados a financiamento dos pequenos produtores (Pronaf) e 10 bilhões de reais para os médios produtores (Pronamp).

A carteira de crédito agro do Sicoob já atinge 51 bilhões de reais, registrando um crescimento de 50% no último ano.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Famato orienta produtores sobre ampliação do Refis/Extraordinário III em Mato Grosso
Grãos: Semana foi marcada por encontro entre Trump e Xi em Pequim, com impacto negativo para soja e milho em Chicago
Preços do algodão têm forte correção e caem mais de 4% nesta 6ª feira (15)
China vai parar de comprar do Brasil?
Com El Niño e custos altos de adubo, SLC Agrícola buscará mitigar riscos na safra 2026/27
Negociações do Brics terminam sem declaração conjunta, expondo divisões sobre guerra no Irã