CNA participa de reunião sobre a cadeia produtiva de borracha natural

Publicado em 19/07/2023 13:22
Reunião da Câmara Setorial foi realizada na terça (18)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (18), de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural do Ministério da Agricultura.

A representante da Confederação no colegiado, Elaine Cristine Piffer Gonçalves, e a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, participaram do encontro, que abordou a situação e as perspectivas da atividade no Espírito Santo e as ameaças e desafios do cultivo das seringueiras na Bahia.

Segundo relatos dos participantes, no estado capixaba, apesar de haver alguns pontos desfavoráveis como baixa produtividade, falta de mão de obra e insegurança jurídica nos contratos de parceria, há oportunidades principalmente em relação à demanda por produtos beneficiados, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e possibilidade de plantios em áreas degradadas.

Durante a reunião, os membros da Câmara também debateram a preocupação crescente com o declínio de produção de borracha na Bahia devido aos problemas fitossanitários, como o aparecimento de pragas, e também envelhecimento dos seringais.

“As principais alternativas apontadas para a recuperação da produção na Bahia são o uso de clones mais tolerantes e resistentes a pragas e enxertia de copa. Falou-se também no aproveitamento industrial da madeira dos seringais debilitados”, explicou Eduarda Lee.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP