Brasil e Emirados Árabes Unidos vão intensificar cooperação para segurança alimentar e climática

Publicado em 03/08/2023 07:44 e atualizado em 03/08/2023 08:35
Ministro Carlos Fávaro se reuniu com ministros árabes em Dubai para tratar das parcerias agrícolas

Em Abu Dhabi, nesta quarta-feira (02), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o CEO do grupo Agthia, Mubaraki Almansoori. Além de apresentar o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, o ministro tratou das possibilidades de cooperação entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil. O grupo Agthia é a maior empresa de alimentos e bebidas do país, da qual faz parte a Al Foah, maior produtora de tâmaras do mundo.

Em seguida, a comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) se deslocou para Dubai. Em encontro com a diretora geral do Centro Internacional de Agricultura Biosalina (ICBA), Tarifa Alzaabi, ficou definido que Mapa, ICBA e Embrapa avançarão no intercâmbio de informações, conhecimento técnico e transferência de tecnologia na área agrícola.

O acordo para intensificar a cooperação e as parcerias entre Brasil e Emirados Árabes Unidos no setor agropecuário foi tratado durante reunião no Ministério de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente (MOCCAE), com o subsecretário Mohammed Al Nuaimi.

Fávaro também se reuniu com a ministra de Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Reem Ebrahim Al Hashimy, que manifestou o interesse de seu país em expandir significativamente as relações comerciais com o Brasil. O fortalecimento das relações comerciais e investimentos na produção sustentável de alimentos, energia e infraestrutura também foram tema do encontro.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP
Piscicultura encerra 2025 fortalecida e mira avanços estratégicos em 2026
Altas taxas de juros, crédito restrito e clima irregular postergaram a tomada de decisão para a compras de insumos, diz CropLife
Produção de açúcar do CS recua 33% na 2ª quinzena de novembro, mas ainda avança na safra 25/26
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB