Mapa reconhece equivalência do primeiro Sisbi-POV ao município de Mossoró

Publicado em 09/08/2023 07:52
O Sisbi-POV padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem vegetal para garantir a inocuidade e segurança alimentar

O serviço de inspeção de produtos de origem vegetal do Município de Mossoró (RN) é o primeiro, no país, a obter o reconhecimento de sua equivalência e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-POV) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para bebidas em geral. O reconhecimento está na Portaria nº 868, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (8).

Com a adesão, o município de Mossoró passará a executar as atividades de inspeção e fiscalização das agroindústrias de bebidas, seus produtos e comercialização, até então sob a responsabilidade do Mapa.

Para conquistar o reconhecimento da equivalência e assumir as atividades de inspeção e fiscalização da área de bebidas, o Serviço teve o seu programa de trabalho aprovado e foi auditado in loco, visando a verificação das suas instalações, organização, procedimentos administrativos e capacidade técnico-operacional. Os requisitos e demais procedimentos para o reconhecimento da equivalência e adesão ao Sisbi-POV estão estabelecidos pelo Decreto nº 5.741/2006 e pela Portaria MAPA nº 153/2021.

Por ser o primeiro integrante do Sisbi-POV, a transição das atividades será realizada com acompanhamento e colaboração do Mapa.

O SISBI-POV faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem vegetal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, os Municípios e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal ao Mapa. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de executar com a mesma eficiência do Ministério.

Para mais informações, o interessado pode acessar o passo a passo do processo aqui.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conexão Campo Cidade: O Brasil tem tudo para ser uma potência mundial, mas a falta de planejamento e profundidade impede o progresso
Itaú BBA reduz previsão de exportação de milho do Brasil por competição com EUA e Argentina
Exportações de etanol despencam 68% em março, enquanto açúcar VHP avança, aponta Secex
Trump diz que discutirá venda de armas para Taiwan com presidente da China
Wall St cai na abertura com alta do petróleo por impasse entre EUA e Irã
Programa amplia prazo para renegociação de crédito rural