Agro registra 28,1 milhões de trabalhadores no 1º trimestre de 2023

Publicado em 17/08/2023 15:48 e atualizado em 17/08/2023 17:43

O setor agropecuário brasileiro segue alcançando números expressivos este ano, em especial, na geração de empregos e renda em todo o país. Estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostra que nos primeiros três meses de 2023, houve um avanço médio de 5,9% nos salários dos empregados do setor, número 0,5% acima da média nacional. Além do aumento de 6,1% de empregados com carteira assinada, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), a função do setor é exatamente a de tornar o cidadão e a qualidade de vida equiparáveis. Isso, segundo o parlamentar, desenvolve o agro brasileiro, o país e fornece o desenvolvimento pessoal e profissional que todo cidadão merece.

“O setor agropecuário tem avançado em diversos segmentos e a geração de emprego e renda são dois deles. O aumento no número de trabalhadores no agro coincide, também, com a melhora do grau de escolaridade e impacta diretamente no avanço tecnológico que passa o setor. A agropecuária faz o social e econômico caminhar juntos”, diz o Presidente da FPA.

Entre as mulheres, o boletim aponta que, no primeiro trimestre de 2023, o número de trabalhadoras cresceu 1,3% frente ao período de janeiro a março do ano anterior (quase 140 mil mulheres a mais), e 0,8% em relação ao último trimestre de 2022 (+88,7 mil).

O vice-presidente da FPA na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), ressalta que o trabalho desenvolvido pela bancada é fundamental para o crescimento apresentado. De acordo com o deputado, o trabalho no Congresso é pautado pelos anseios da sociedade e, nesse caso, de quem vive e precisa do campo.

“A FPA defende o setor como um todo, sem distinção. Queremos a evolução do pequeno e médio produtor, pois sabemos que ele é o motor que coloca a potência necessária para o agro e o Brasil alcançarem o desenvolvimento que precisamos. A resposta está aí, salários melhores, condições de trabalho mais adequadas e mais emprego. O agro está evoluindo e com ele, todos que fazem parte do setor. Viva o agro e a FPA”, destacou.

O estudo completo do avanço do setor agropecuário na geração de emprego e renda pode ser visto no link: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/cna-lanca-publicacao-inedita-sobre-mercado-de-trabalho-no-agronegocio

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli