Mapa realiza reunião técnica para debater agregação de valor em cadeias agropecuárias

Publicado em 18/08/2023 07:49
Entidades envolvidas com o tema de agregação de valor analisaram maneiras de aperfeiçoar as políticas existentes e ações para promover o desenvolvimento sustentável do setor

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) realizou, nesta terça-feira (15), em Brasília (DF), a Reunião Técnica sobre Agregação de Valor em Cadeias Agropecuárias. O evento teve como objetivos apresentar as iniciativas de agregação de valor existentes, promover o fortalecimento destas políticas e coletar subsídios que promovam o desenvolvimento sustentável do setor.

Promovida em parceria com a agência de cooperação alemã GIZ e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) a reunião contou com a participação da secretária da SDI, Renata Miranda; do representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado; da diretora de projeto da GIZ, María Olatz Cases, e da diretora do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtiva e Indicações Geográficas (Decap), Fabiana Villa Alves.

Para Renata Miranda a reunião técnica é uma oportunidade de promover o encontro de várias mentes para unir experiências, em diferentes linhas de atuação, e fazer chegar até a ponta as transformações necessárias para a valorização produtiva.

“Precisamos pensar em como fazer que as ideias se materializem nas mãos do produtor, como transformar os ativos que temos em resultados reais de emprego e renda. Para isso, é importante comunicarmos corretamente a imagem e o valor da agropecuária brasileira”, avaliou.

Pablo Regalado, chefe de divisão de indicações geográficas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI, acredita que é importante que os diferentes atores conversem, uma vez que já existem ações que caminham para um mesmo sentido e ainda não possuem debate prévio.

“Estamos pensando, a médio e longo prazos, no benefício das cadeias produtivas, dos produtores rurais e consequentemente, dos consumidores também. Acredito que as instituições devem trabalhar nesse sentido para unificar os discursos e as ações e, desse modo, chegarem a um modelo ganha-ganha”, explicou.

Além de gestores e técnicos do Mapa, estiveram presentes representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do INPI, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e de diversas Embrapas.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli