Campo Futuro analisa custos de produção do café, milho e soja

Publicado em 07/09/2023 12:09
Painéis foram realizados em Itabela (BA) e Paragominas (PA)

O projeto Campo Futuro analisou, essa semana, os custos de produção do café conilon, em Itabela (BA), e de grãos, em Paragominas (PA).

Os painéis foram realizados com apoio dos sindicatos rurais, Federações de agricultura e pecuária estaduais, universidades e centros de pesquisa.

Em Itabela (BA), a propriedade modal analisada tem 50 hectares de área produtiva, cultivo irrigado com fertirrigação e condução semimecanizada.

De acordo com os dados, a produtividade média da região foi impactada por chuvas e ventos na pós-florada, além de alta incidência de broca dos ramos, o que reduziu a produtividade média de 60 sacas por hectare para 55 sacas.

A assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA, Raquel Miranda, afirmou que, em comparação com o levantamento dos custos realizado em 2022, os desembolsos com os principais componentes do custo de produção sofreram aumentos de 22% com defensivos, 22,5% com mecanização e 63% com irrigação.

“Os desembolsos com fertilizantes recuaram 51% e 12% para mão-de-obra, possibilitando uma redução de 15% no total dos desembolsos diretos. Contudo, no mesmo período, o preço médio recebido pela saca de café recuou 12%.”

Em Paragominas (PA), o Campo Futuro levantou os custos da produção de milho e soja em uma propriedade modal da região.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BOA TARDE AGRO - Outubro se encerra com soja e milho acumulando desvalorizações em Chicago
Lula confirma ida à COP31, na Turquia, e cúpula da Asean, nas Filipinas
SEMANA DAS COMMODITIES - Preços sobem puxados pelo Dólar
Trump não planeja apoiar alegação de Flávio Bolsonaro sobre ser líder do Brasil, dizem fontes
Rubio pede cooperação do G20 em meio a divergências sobre as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio
Leilões de transmissão de energia somarão R$50 bi em 2027, sendo R$30 bi para novo bipolo