Aprosoja e Federação de Agricultura criticam projeto de taxação em Rondônia

Publicado em 13/10/2023 16:04
Entidades assinaram uma nota de repúdio à proposta apresentada pelo governo do estado

Os setores produtivos de Rondônia manifestam profunda preocupação frente à recente proposta de taxação sobre produtos chave como soja, carne, feijão e milho. Esta decisão, tomada sem o imprescindível diálogo com os principais interessados, evidencia uma ruptura na condução democrática dos processos legislativos e levará, fatalmente, ao aumento de custo dos alimentos afetando especialmente a população em situação de maior vulnerabilidade.

Ressaltamos a importância do diálogo construtivo e transparente entre todos os setores da sociedade e os órgãos governamentais. A ausência de debates e consultas compromete a legitimidade das decisões e desafia o próprio cerne da democracia em nosso estado.

Reiteramos nosso compromisso com Rondônia e cobramos dos nossos representantes eleitos a conduta e a postura que se espera de um Poder que existe, dentre outras coisas, para fiscalizar o Executivo, e não somente para chancelar seus projetos. Garantir que a sociedade seja ouvida e respeitada em todas as etapas decisórias é uma obrigação constitucional de ambos.

Portanto, em nome do respeito e da consideração do Governo para com o setor produtivo pedimos a retirada imediata do projeto que objetiva taxar os produtos agropecuários, abrindo espaço para que possamos voltar a debater juntos caminhos que ajudem a superar os desafios presentes e futuros do estado de Rondônia.

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano