CNA, entidades empresariais e governo lançam Plataforma Brasil Exportação

Publicado em 16/11/2023 13:35
Iniciativa pretende facilitar acesso de empresários às informações para impulsionar comércio internacional

CNA, ApexBrasil, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Relações Exteriores (MRE) lançaram, na terça (14), a Plataforma Brasil Exportação (Braexp), durante o Web Summit Portugal, em Lisboa.

A iniciativa vai oferecer, em um único lugar de forma gratuita, serviços de comércio exterior para diversos perfis de empresas, principalmente micro, pequenas e médias, em toda a cadeia de exportação.

Na plataforma, a empresa vai encontrar informações sobre mercado-alvo, regulamentação, feiras e eventos para promoção do seu produto, entre outros conteúdos para planejar e se preparar para a venda do seu produto no mercado internacional.

A CNA, assim como os demais parceiros, vai oferecer capacitações para auxiliar o empreendedor nessa jornada, entre elas, análise do mercado chinês e consultoria, por meio do projeto Agro.BR .

Para a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, a Plataforma Brasil Exportação é uma ferramenta importante para produtores rurais, cooperativas e agroindústrias que precisam de apoio à exportação.

“Por meio da plataforma, eles terão acesso a uma vasta quantidade de serviços que são essenciais para prepará-los para o comércio exterior. A CNA participa da iniciativa desde o início porque acredita que o trabalho conjunto e coordenado entre as instituições que atuam na promoção das exportações no país é chave para ampliar a participação brasileira no mercado internacional”.

Para 2024, a plataforma planeja englobar todas as unidades da Federação por meio da Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) envolvendo toda a cadeia de instituições públicas e privadas relacionadas aos serviços de exportação.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli