Fávaro diz que acordo Mercosul-UE está próximo, últimos detalhes devem ser acertados dia 4

Publicado em 01/12/2023 07:33 e atualizado em 01/12/2023 08:44

(Reuters) - O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta sexta-feira acreditar que o Mercosul está próximo de firmar um acordo de livre comércio com a União Europeia e manifestou a expectativa de que os últimos detalhes do pacto sejam acertados na segunda-feira da próxima semana, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em viagem à Alemanha.

Em entrevista à CNN Brasil em Dubai, onde está acompanhando Lula na conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) COP28, Fávaro disse que o governo brasileiro e o agronegócio do país têm mostrado compromisso ambiental aos europeus e por isso acredita que o acordo esteja próximo.

"Eu sigo junto com o presidente Lula para a Alemanha nas tratativas finais, na busca de um entendimento entre Mercosul e União Europeia para que isso seja formalizado até o dia 7, quando termina o período da presidência do presidente Lula (no Mercosul)", disse Fávaro à emissora.

"A expectativa é boa, não posso adiantar se a gente vai chegar a um bom termo, mas está bastante adiantado e a gente quer, então, no próximo dia 4 acertar os últimos detalhes desse acordo importante, tanto para o Brasil, para o Mercosul e também para a União Europeia... O conjunto da obra nos faz acreditar que estamos perto do acordo com a União Europeia."

Lula se reunirá nesta sexta em Dubai, em meio à COP28, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa da UE, com as negociações para um acordo comercial entre os dois blocos na pauta.

Além das tratativas de Lula com representantes da UE em Dubai e na Alemanha, também estão previstas negociações entre os dois blocos na semana que vem no Brasil e a intenção da diplomacia brasileira é concretizar o acordo, cuja negociação dura vários anos, durante a cúpula do Mercosul, marcada para os dias 6 e 7 de dezembro.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo, e Lisandra Paraguassu, em Brasília)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha