Fluxos de investimentos globais devem ter aumento "modesto" em 2024, diz órgão de comércio da ONU

Publicado em 17/01/2024 08:01

GENEBRA (Reuters) - Os fluxos globais de investimento estrangeiro direto poderão aumentar modestamente em 2024, após uma alta marginal no ano passado, devido ao investimento maior em algumas economias europeias, informou o órgão comercial das Nações Unidas nesta quarta-feira.

Os fluxos de investimento estrangeiro direto podem incluir investimentos feitos por empresas ou governos em outros países, ou empresas ou projetos nesses países.

"Olhando para o futuro, um aumento modesto nos fluxos de investimentos estrangeiros em 2024 parece possível, já que as projeções de inflação e custos de empréstimos nos principais mercados indicam uma estabilização das condições de financiamento para acordos de investimento internacional", disse a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

A organização comercial da ONU ressaltou, no entanto, que muitos fatores, incluindo riscos geopolíticos e altos níveis de endividamento em alguns países, poderiam prejudicar o investimento estrangeiro direto.

Em 2023, o investimento estrangeiro direto foi estimado em 1,37 trilhão de dólares, um aumento marginal de 3% em comparação com o ano anterior. A Unctad atribuiu esse ligeiro aumento ao maior investimento em alguns países europeus.

Os fluxos de investimento estrangeiro direto para países em desenvolvimento diminuíram no ano passado, caindo 9% para 841 bilhões de dólares, com uma queda de 12% nos países em desenvolvimento da Ásia e uma queda de 1% na África, disse a Unctad.

(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de petróleo do Brasil bate recorde pelo 2º mês consecutivo em março
Lula viajará aos EUA nesta semana para encontrar Trump, dizem fontes
Maior parte da navegação pelo Estreito de Ormuz segue paralisada apesar de promessa dos EUA
Dólar se reaproxima da estabilidade no Brasil em meio à tensão no Oriente Médio
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - 02/05/2026
Importação de óleo de palma pela Índia cai ao menor nível em um ano devido à demanda fraca