Receita com exportação agrícola argentina aumenta 64% em fevereiro, diz associação

Publicado em 01/03/2024 11:52

BUENOS AIRES (Reuters) - As exportações agrícolas argentinas subiram para 1,52 bilhão de dólares em fevereiro, um salto de 64% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou na sexta-feira a câmara de exportação de sementes oleaginosas e grãos CIARA-CEC.

As vendas, que também cresceram 22% em relação ao mês anterior, aumentaram depois que o presidente Javier Milei desvalorizou o peso em mais de 50% após assumir o cargo em dezembro, impulsionando os embarques agrícolas.

As exportações de grãos são fundamentais para a Argentina, pois geram divisas no momento em que o país enfrenta uma crise econômica, com reservas do banco central esgotadas e inflação anual superior a 250%.

A Argentina é um dos maiores exportadores mundiais de soja processada, o terceiro maior exportador de milho e um importante fornecedor de trigo.

O farelo de soja é o principal produto de exportação do país, com uma participação de 14,2% do total de embarques, mas o setor local tem uma capacidade ociosa elevada, próxima a 50%, de acordo com o CIARA-CEC.

(Reportagem de Walter Bianchi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Antes de novos investimentos, produtor precisa analisar viabilidade nos momentos ruins
Trump afirma que guerra contra o Irã está "praticamente concluída", diz CBS News
Do feeling ao algoritmo: Como PlantUp IA pode revolucionar o planejamento da safra
O Cenário do Agronegócio Brasileiro em 2026
Fendt promove experiência imersiva para qualificar parceiros e produtores no Paraná
Escritório de esposa de Moraes diz que fez 36 pareceres para Master, mas não atuou para banco no STF