Setor de adubos espera queda na receita em 2008

Publicado em 28/11/2008 16:16
A crise alterou as projeções da Anda (associação de empresas de adubo) para o resultado do setor neste ano. Segundo o presidente da entidade, Mário Barbosa, a expectativa antes da crise era de um crescimento de 5% no faturamento. Agora o setor já espera um decréscimo de 5% a 7% no resultado deste ano em relação a 2007.

Em geral, 70% do faturamento anual do setor se concentra no segundo semestre. As empresas de fertilizantes começaram 2008 com uma alta de 25% na receita do primeiro trimestre. A crise, no entanto, modificou a demanda e o preço dos fertilizantes, prejudicando os negócios após a metade do ano. Isso fez com que a divisão de faturamento neste ano ficasse em 50% do total em cada semestre, de acordo com Barbosa.

A mudança dos preços do setor acompanhou a queda na cotação internacional das commodities. No entanto, para os agricultores brasileiros, a cotação menor foi compensada pela valorização do dólar. "Mas, considerando os dois fatores, os preços estão em média 15% menores", diz Barbosa.

Para ele, mais que a queda na demanda, a escassez de linhas de crédito para a agricultura é o maior entrave do setor de fertilizantes.

Barbosa não quis arriscar projeções para 2009. Segundo ele, o desempenho do setor dependerá dos preços praticados após a colheita, em março.



Fonte: Folha de SP
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário