CNA apresenta as propostas para o Plano Safra ao Ministério da Fazenda

Publicado em 23/05/2024 11:41
Reunião para discutir o tema foi realizada na terça (21), em Brasília

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (21), com a Secretaria de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Fazenda para apresentar as propostas do setor produtivo para o próximo Plano Safra.

Durante o encontro, o consultor da Comissão de Política Agrícola da CNA, José Ângelo Mazzillo, destacou que a articulação do setor agropecuário com os formuladores das políticas que regem o Plano Safra é fundamental para assegurar a efetividade e a implementação das ferramentas previstas no plano.

“Esse esforço conjunto é crucial para alinhar os principais pontos e necessidades do setor com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Fazenda”, disse.

O subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Bittencourt, afirmou que a pasta está focada em construir o melhor Plano Safra possível para o produtor rural dentro das limitações fiscais que se apresentam, além de trabalhar para dar o suporte necessário aos produtores do Rio Grande do Sul, afetados pelas recentes catástrofes climáticas.

Ainda na reunião, José Ângelo também ressaltou a necessidade de se estruturar a rede de proteção ao setor baseada no funcionamento integrado do seguro rural, Resseguro e Fundo de Estabilização.

“Essa estrutura integrada proporciona maior segurança aos produtores e ao mercado financeiro, minimizando perdas e incentivando a continuidade das atividades agropecuárias, mesmo diante de todas as adversidades”.

O coordenador-geral de Crédito Rural e Normas, Francisco Erismá Albuquerque, também esteve presente no encontro.

O documento – No final de março, o presidente da CNA, João Martins, entregou ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o documento com as propostas da entidade para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/25.

O material traz dez pontos considerados prioritários para o próximo Plano Safra, com foco no aumento dos recursos financiáveis e do volume para o seguro rural; prioridade para as linhas de investimento; regulamentação da lei que criou o Fundo de Catástrofe; fomento do mercado de capitais e títulos privados, entre outros.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli