Mercado de bioinsumos agrícolas do Brasil cresce 15% na safra 23/24, aponta pesquisa

Publicado em 25/06/2024 10:09 e atualizado em 25/06/2024 10:58

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado brasileiro de bioinsumos agrícolas teve crescimento estimado em 15% na safra 2023/24, de acordo com uma pesquisa da Blink/CropLife Brasil, que apontou ainda vendas de 5 bilhões de reais no país, considerando o preço final para o agricultor.

A estimativa considera todos os segmentos: controle de pragas e doenças, inoculantes, bioestimulantes e solubilizadores.

Enquanto produtores buscam práticas agrícolas mais sustentáveis e com menor pegada de carbono, o mercado brasileiro de bioinsumos registrou crescimento anual de 21% nos últimos três anos, quatro vezes acima da média global, segundo a CropLife.

A associação, que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias agrícolas, nas áreas de germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos, apontou ainda que os bioinseticidas tiveram em 2023 representatividade de 34% no mercado brasileiro, seguido pelos bionematicidas (24%) e biofungicidas (22%), enquanto os bioinoculantes e solubilizadores responderam por 19%, segundo o levantamento.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Assembleia Legislativa do Amapá homenageia Embrapa pelo ZEE
Ministro André Mendonça e sócios do Serur discutem segurança jurídica na indústria de pescados
Comissão aprova projeto que prevê seguro-desemprego para trabalhador rural safrista
Bubalinocultura fecha 2025 com avanços técnicos e projeções de crescimento
Von der Leyen confia que maioria na UE apoiará acordo comercial com Mercosul
Núcleo da inflação no Japão sobe 3% em novembro e permanece acima da meta