“Silo bolsa é opção para fugir de gargalo de armazenagem”, diz diretor da Aprosoja-MT

Publicado em 05/07/2024 16:47
O apontamento foi feito por Nathan Belusso no Simpósio internacional de Silo Bolsa, realizado em Sinop

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) está presente no Simpósio internacional de Silo Bolsa. O evento busca solucionar o déficit de armazenagem nas propriedades agrícolas. O Simpósio ocorre em Sinop, começou nessa quarta-feira (03.07) e vai até está sexta-feira (05.07).

O diretor financeiro da Aprosoja-MT, Nathan Belusso, representou a entidade no evento. Diante dos custos mais elevados de armazéns e de silos, o diretor destaca que o silo bolsa pode ser uma saída aos agricultores.

“Temos uma dificuldade muito grande de armazenagem e o silo bolsa vem como uma ferramenta de baixo custo, baixa manutenção e facilidade de utilização para o produtor ter mais uma opção para tentar escapar deste gargalo”, afirma.

O vice-presidente Norte da Aprosoja-MT e presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, também participou do evento e garantiu que os produtores não podem perder eventos como estes, já que trazem benefícios e mais conhecimento aos agricultores.

CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM EM MT

Em Mato Grosso, o déficit de armazenagem é de aproximadamente 58,6%, já que o estado tem capacidade para armazenar apenas 50,6 milhões de toneladas de um total de 86,3 milhões de toneladas produzidas na safra 22/23 de soja e milho. Os dados da produção total são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para a próxima safra (24/25), a tendência é de que o déficit de armazenagem aumente, já que a produção de soja em Mato Grosso pode aumentar. Conforme o Imea, os produtores mato-grossenses devem produzir aproximadamente 44 milhões de toneladas da oleaginosa, 5 milhões a mais que a safra 22/23. A estimativa da produção de milho ainda não foi divulgada.

Fonte: Aprosoja MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro do Brasil precisa estar atento a como seguir presente e se encaixando no mundo bipolar China-EUA
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas