Carnes: Setor avicola do PR busca novos mercados na Ásia e Europa em 2009

Publicado em 18/12/2008 16:18

O setor avícola do Paraná aposta na conquista de novos mercados consumidores no cenário internacional para ativar as exportações do segmento em 2009. Para isso, o setor pretende estimular o fechamento de novos contratos em mercados potenciais, principalmente na Europa, Ásia e Oriente Médio, reforçando a importância da avicultura na cadeia do agronegócio do Paraná.

Neste contexto, a China ganha o principal foco das atenções, já que abriu recentemente o seu mercado para as exportações de frango de corte do Brasil.

Para o setor avícola, a abertura oficial do mercado chinês permite a ampliação da participação do Brasil neste mercado, que já atua de forma indireta via Hong Kong, possibilitando a conquista de novos clientes. "O frango paranaense é muito bem aceito em todo mundo e não vai ser diferente nessa abertura com a China. A primeira lista de plantas habilitadas para esse mercado é de 2006 e conta com apenas 24 empresas. Algumas empresas do Paraná ficaram fora desta lista, mesmo assim vão continuar atendendo o mercado chinês via Hong Kong e aguardando uma nova auditoria", explica Pedro Henrique Oliveira, executivo da Unifrango Agroindustrial.

A Unifrango é uma holding do setor que reúne 19 empresas avícolas do Paraná, respondendo pela produção diária de cerca de 2.200.000 pintainhos e pelo abate de 1.800.000 aves por dia, sendo o terceiro maior grupo do setor avícola do País.

Em maio deste ano, o grupo participou da Sial na China, estreitando as relações com o mercado chinês. "Em nossa participação na edição da Sial China fizemos contato com grandes atacadistas chineses que não compram via Hong Kong.

A partir da feira, estabelecemos contato com esse grupo de clientes e assim que as habilitações das plantas Unifrango estiverem consolidadas vamos atender esses clientes. Até lá continuamos atendendo os clientes atuais via Hong Kong", informa.

Além da China, outros mercados em potencial para o frango paranaense estão na Europa e Oriente Médio. Segundo Oliveira, a Unifrango está fortalecendo a política de negociações em bloco e a abertura de novos mercados para exportação do frango de corte paranaense. Para estreitar esses novos relacionamentos e ampliar a representatividade do grupo no cenário externo, em 2009 a Unifrango deve participar das Feiras de Alimentos Sial em Dubai (Emirados Árabes) e Anuga, na Alemanha. Com informações da Assessoria de imprensa da Unifrango Agroindustrial.

Fonte: Safras & Mercado

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário