Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas

Publicado em 26/07/2024 16:18
Estratégias que vão contribuir para a ampliação de áreas rurais produtivas em Minas Gerais

Gestores públicos e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário mineiro estiveram reunidos nesta sexta-feira (26), em Belo Horizonte (MG), na Oficina sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas.

O evento tem por objetivos compartilhar e validar dados, identificando ações e áreas prioritárias para recuperação e conversão de pastagens do estado, que possui aproximadamente 16 milhões de hectares passíveis de recuperação e/ou conversão em sistemas agropecuários sustentáveis.

As diretrizes contribuirão para a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) em convergência com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+), proporcionando o aumento da renda dos agricultores, a preservação ambiental e a segurança alimentar.

Segundo o superintendente Federal de Agricultura de Minas Gerais, Éverton Augusto Paiva Ferreira, a oficina é fundamental para o estado mineiro porque reúne um conjunto grande de parceiros e de entidades que atuam com programas de desenvolvimento e de sustentabilidade voltados para a pecuária, leiteira e de corte, segmentos fortes em Minas Gerais. “É fundamental, num programa nacional que busca efetividade das ações, conversar com esses parceiros, conhecer as iniciativas já existentes e fazer um alinhamento das diretrizes para que possamos alcançar melhores resultados no agronegócio mineiro”.

A oficina é promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por intermédio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), em parceria com o Instituto Cidadania e Sociedade (ICS), Centro de Inteligência e Governança de Terras e Desenvolvimento Sustentável (CITE), Consultoria Agroícone, Esalq/Gpp, Olab e Colab. Esta é a terceira edição do encontro, de uma agenda de 10, que acontecem nos estados que possuem um número relevante de propriedades rurais com áreas de baixo e médio vigor produtivo.

OFICINAS ESTADUAIS

No dia 24 de julho, também foi realizada uma oficina em Campo Grande (MS), viabilizando o diálogo entre os atores públicos e privados do agro sul-mato-grossense para definirem as estratégias do PNCPD no estado. No dia 29, o encontro vai ocorrer em Salvador (BA), com a participação de representantes do setor agropecuário baiano.

“Temos, no Mapa, trabalhado na construção compartilhada de diretrizes mais assertivas para que o PNCPD e o Plano ABC+ possam fomentar tecnologias e boas práticas agropecuárias, contribuindo de maneira produtiva e sustentável com o crescimento socioambiental do setor, e as oficinas refletem esse esforço”, declarou o coordenador-geral do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Deflo/SDI/Mapa), Rodrigo Almeida.

CONVERSÃO DE PASTAGENS

O PNCPD foi criado em dezembro de 2023, por meio do Decreto 11.815/2023. O Programa tem como finalidade promover e coordenar políticas públicas destinadas à conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis.

Entre as atividades previstas estão: a adoção e manutenção das tecnologias sustentáveis; o mapeamento das áreas prioritárias para o desenvolvimento de cadeias produtivas condizentes com a sociobioeconomia local e regional; o financiamento a produtores rurais; o desenvolvimento de planos de negócios de acordo com os mapas de aptidão (áreas e culturas/práticas agropecuárias prioritárias); entre outros.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli