Beneficiamento vai agregar valor ao grão

Publicado em 26/12/2008 18:17

Miracema vai agregar valor à produção de arroz a partir de 2009. Os agricultores miracemenses, que vendem a sua produção de arroz em casca, contarão, a partir do próximo ano, com uma unidade de beneficiamento que hoje encontra-se em construção no pólo industrial do município. A unidade estará subordinada à Cooperativa Regional de Agricultura Familiar (Cooperafa), de Porciúncula, cidade próxima a Miracema.

O prefeito de Miracema, Carlos Roberto de Freitas Medeiros, diz que a unidade está sendo criada para beneficiar grãos, o que inclui arroz, milho e feijão. A previsão é que a beneficiadora comece a operar no início do ano que vem. Segundo Medeiros, o arroz que sair da fábrica de Miracema poderá ser comercializado a marca regional, a Bio 21.

A estimativa do prefeito de Miracema é de que a cadeia produtiva do arroz crie 1,2 mil postos de trabalho no município, entre a produção no campo, o beneficiamento e o transporte do produto até a região de consumo. A construção da unidade teve origem em um contrato acertado, em 2006, entre a prefeitura de Miracema e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O contrato previu a liberação de recursos, a fundo perdido, do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat) do Ministério, no valor de R$ 297,5 mil, e contrapartida de R$ 155,9 mil da prefeitura. Segundo a assessoria de imprensa do MDA, as metas do contrato são aquisição de equipamentos para beneficiamento de arroz, instalação de rede de distribuição/quadro de controle de energia de máquina e construção de galpão.

O secretário da Agricultura de Miracema, Mozar Carneiro, afirma que o município também vale-se de recursos do governo do Estado do Rio de Janeiro a que tem direito no Plano de Apoio ao Desenvolvimento (Paden) para as obras civis do projeto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário