Jovens são capacitados para atuação em cooperativismo

Publicado em 06/01/2009 15:49
Criado em 2003, o Programa Jovem Cooperativista (Jovemcoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desenvolve ações de formação e capacitação de jovens cooperativistas, por meio de parcerias institucionais, em estados como Paraíba, Alagoas, Goiás, Tocantins, Paraná e Rio Grande do Sul. O objetivo é informar aos jovens as bases do cooperativismo, suas características e forma de atuação. A prioridade do programa são as escolas da rede oficial de ensino e cooperativas educacionais.

Para a chefe de Divisão de Programas de Formação e Capacitação de Jovens do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), Marli Nunes, “a inclusão do cooperativismo na educação regular, mais precisamente nas escolas rurais e municipais, destaca-se como instrumento não apenas pedagógico, mas também motivador”. Ela explica que a ideologia cooperativista permite que crianças e jovens se desenvolvam em um ambiente verdadeiramente democrático, formando personalidades e despertando potenciais enquanto membros de um grupo livremente organizado.

Oficinas de formação de multiplicadores em educação cooperativista são promovidas para aumentar a participação dos jovens brasileiros e preparar novas lideranças para disseminar valores do sistema. São utilizados materiais pedagógicos como jogos, filmes e revistas em quadrinho.

Fonte: MAPA
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário