Doenças foliares são obstáculos no rendimento das lavouras de milho
As doenças foliares do cultivo do milho têm impactado fortemente a produtividade das lavouras. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Fitossanidade Tropical (RFT), a mancha-branca teria sido predominante em 28% dos casos, podendo chegar a 40% dependendo da região. Para auxiliar os agricultores nesses desafios, a BASF apresenta um portfólio completo de inovações para proteção de cultivos, tratamento de sementes e ferramentas digitais na 34ª edição do Congresso Nacional do Milho e Sorgo (CNMS). O evento acontece entre os dias 9 e 12 de setembro em Palmas (TO).
Um dos destaques do congresso será o Melyra®, fungicida da BASF que proporcionou elevada eficiência no controle de múltiplas doenças foliares do milho, de acordo com os ensaios realizados pelo RFT. A pesquisa contemplou onze produtos em trinta ensaios experimentais conduzidos em 25 diferentes regiões produtoras do cereal no país.
Melyra® é formulado à base dos ingredientes ativos Piraclostrobina e Revysol®, sendo este último um dos principais lançamentos da BASF em nível global nos últimos anos, resultado de um investimento anual de 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. O produto se destaca por ser altamente eficaz no controle das principais doenças do milho, incluindo a ferrugem, cercospora, turcicum e a mancha foliar de diplodia, causado por Stenocarpella macrospora e a mancha-branca, que está associada ao fungo Phaeosphaeria maydis. Além disso, Melyra® pode ser aplicado em todas as fases do desenvolvimento da cultura e sua rápida absorção e distribuição pela planta reduz os riscos de injúrias e perdas devido à ocorrência de chuva ou exposição ao sol.
“Nos últimos anos, a lavoura do milho evoluiu, e o manejo de doenças para essa cultura tão importante para o país também. Enfrentar o atual complexo de doenças exige o uso das ferramentas corretas, no momento certo, para garantir que os agricultores possam proteger suas colheitas e maximizar a produtividade. Por isso, continuamos aqui para apoiá-los neste desafio, oferecendo soluções inovadoras que contribuem para manter a saúde e o rendimento dos grãos”, afirma João Paulo Marinho, gerente de Marketing de Sistema de Cultivos Milho da BASF.
Novidades em soluções digitais
Durante o evento, a BASF também apresentará inovações em ferramentas digitais. O xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF, traz soluções que levam mais praticidade, produtividade, economia e sustentabilidade ao produtor rural. Em destaque estarão algumas das soluções do xarvio® para o cultivo do milho, como Timing de Aplicação, Mapas de Semeadura em Taxa Variável e Gestão Nutricional do Talhão. Além da plataforma do xarvio® FIELD MANAGER PRO que, através de mapas de satélites, auxilia em uma melhor gestão agronômica para os cultivos de milho e sorgo.
As inovações digitais da BASF serão apresentadas na palestra “Soluções de agricultura digital para a cultura de milho e sorgo”, com Davi Köhntopp, Pesquisador de Novos Produtos xarvio®, no dia 12 de setembro a partir das 14h30.
Para Sérgio Zambon, gerente sênior de Desenvolvimento Técnico de Produto de Soluções para Agricultura da BASF, o congresso é uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimento, conhecer as dificuldades no campo e explorar novas tecnologias: “Este evento permite nos conectar diretamente com a cadeia produtiva e entender melhor as demandas e necessidades de cada região, reforçando o nosso compromisso em apoiar o legado da agricultura”, afirma.
Sobre o Congresso Nacional de Milho e Sorgo (CNMS)
Data: entre os dias 09 e 12 de setembro de 2024
Local: Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO)
Mais informações, acesse o site do CNMS
0 comentário
2º Diálogos Agrojor soma apoio de 15 veículos especializados no agro
Dólar sobe com preocupação fiscal e encerra semana acima de R$5,60
Agro e Prosa Episódio 855 - Nanotecnologia para a Agricultura Sustentável
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Passagem do Furacão Milton e a sanção do PL "Combustível do Futuro"
Perspectivas 2024/2025 para grãos e carnes no Brasil | Ouça o Agro CNA/Senar #143
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Novas tendências de consumo de carnes na China