Agricultura hiônica produz plantas mais saudáveis e resistentes

Publicado em 09/01/2009 17:16
Nessa técnica milenar, frutas, verduras e legumes são produzidos em água pura ou substratos como fibra de coco, lã de rocha e algodão

O cultivo da agricultura hiônica é uma técnica milenar em que frutas, verduras e legumes são produzidos sem o uso de terra. “Em seu lugar utiliza-se água pura, mas podem ser usados também substratos como fibra de coco, lã de rocha e algodão”, afirma o engenheiro agrônomo Antônio Bliska Junior, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A principal vantagem desse tipo de cultivo, que já era empregado na China há 2 mil anos, é a produção de plantas mais saudáveis e resistentes a pragas, uma vez que elas são cultivadas em água potável, longe de microorganismos e metais pesados. “Além disso, em algumas culturas não é preciso utilizar agrotóxicos”, diz Bliska, que é co-autor da Cartilha de Hionia, disponível no endereço eletrônico www.hionia.com.br.

Outro fator favorável à técnica é a possibilidade de cultivo em regiões desérticas ou rochosas, onde a terra é improdutiva. De acordo com os defensores da hionia, que foi introduzida no Brasil apenas nos anos 90, esse tipo de agricultura é altamente viável do ponto de vista econômico.

O mais caro é o investimento inicial para implantação do sistema, que é formado por tubulações com furinhos onde as plantas são afixadas, bombas para movimentar a água e uma estufa. (Abril)




Fonte: Truman Broker
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Truman Broker

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário