Produtor rural deve estar atento para não ter safra comprometida ao realizar negócios

Publicado em 08/10/2024 13:39
Alerta é para comercialização e relações comerciais, visto que houve um aumento exponencial nos pedidos de recuperação judicial de empresas ligadas ao setor

Para que não sejam impactados diretamente na realização dos cultivos, que devem atender as correspondentes janelas de produção, os produtores rurais precisam realizar buscas acerca da situação de empresas com as quais vão manter relações comerciais. A recomendação vale para a comercialização da produção ou aquisição de produtos e insumos.

Quem alerta é o advogado associado da HBS Advogados, Roberto Bastos Ghigino, que afirma que, nesse sentido, cabe ao produtor rural ficar atento quando for negociar sua produção e até mesmo proceder com a aquisição de insumos indispensáveis à sua atividade. “Na medida em que de nada adiantará um total zelo na sua produção da porteira para dentro, se quando ao perfectibilizar seus ganhos com a venda da produção ou até mesmo em despender recursos para o fomento da atividade, tais recursos forem aplicados em empresas que estão relacionadas a pedidos de recuperação judicial, situação que causará sérios reflexos na sua atividade desenvolvida”, detalha.

O advogado ressalta, ainda, que a busca por um profissional especializado no setor pode evitar que o produtor rural tenha perdas. Segundo ele, com o auxílio deste profissional serão avaliados os riscos das transações comerciais, evitando que sejam feitas compras sem que o produto ou bem seja entregue, por exemplo.
 

Fonte: AgroEffective

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul