Frangos renderam US$ 6,4 bilhões para o Brasil em 2007

Publicado em 14/01/2009 16:02
Você sabia, leitor, que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, detendo 40% do mercado global ?
. Pois é isto.
. Atente para estes dados que passou terça de manhã, num café da manhã que o editor ofereceu ao presidente da Associação dos Produtores e Exportadores de Frango do Brasil, a ABEF,  Francisco Turra, o presidente,  no Sheraton de Porto Alegre:
- No ano passado, o Brasil produziu 11 milhões de toneladas de carne de frango, resultado do abate de 6 bilhões de aves. Deste total, exportamos para 153 Países, 3,6 milhões de toneladas, no valor de US$ 6,9 bilhões, 60% dos quais para os Países da Opep. O setor gera um milhão de empregos diretos e cinco milhões de empregos indiretos.
. O consumo per capita brasileiro de carne de frango é de 38 kgs. O Paraná é o maior produtor (bateu Santa Catarina no ano passado) seguido de SC e RS.
. A crise global apanhou as 26 maiores empresas brasileiras que integram a associação num momento de grande euforia (as exportações cresceram 40% no ano passado).
. A partir de outubro,  os mercados passaram a diminuir as compras, a reagir diante de qualquer tentativa de reajuste de preços e a reclamar por descontos. “Eles alegam que a valorização do dólar foi superior à percentagem da queda dos preços”, disse Francisco Turra ao editor.
. A reação das 26 maiores empresas brasileiras, que dominam 96% do mercado, foi cortar 20% do alojamento dos pintos, reduzindo a oferta para tentar se ajustar ao mercado. Além disto, Francisco Turra, seus colegas de diretoria e as empresas, vão abrir novos mercados. Em fevereiro, Turra irá ao Golfo e depois empreenderá ações na África do Sul, Indonésia, Malásia e Filipinas. A ABEF aposta que a produção interna poderá crescer 5% este ano, mas não se atreve a fazer projeções sobre exportações.
- Desde meados do ano passado na ABEF, o ex-ministro Francisco Turra aponta como seus dois principais êxitos na entidade a abertura dos mercados da China e Índia. Afinal de contas, abriram-se mercados que, juntos, somam 2 bilhões de bocas.

Fonte: Blog Políbio Braga

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Políbio Braga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário