CNA inicia participação na COP 29

Publicado em 14/11/2024 16:34
Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas acontece até o próximo dia 22, no Azerbaijão

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou, na quinta (14), sua participação na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que acontece até o dia 22 de novembro, em Baku, no Azerbaijão.

A programação buscou promover ações cooperativas junto a entidades e empresas internacionais, além da participação em um debate no pavilhão do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), para abordar a importância do financiamento do setor agropecuário para alcançar a segurança alimentar e energética e para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

No primeiro compromisso do dia, a comitiva se reuniu com a gerente da Google Brasil, Juliana Moura Bueno, para tratar de temas como inteligência artificial. Ainda na agenda, o grupo se encontrou com dirigentes do Centro de Ciência do Clima e da Resiliência (CR2) para tratar de iniciativas de cooperação em áreas como pesquisa para transparência em mudanças climáticas, resiliência do clima, recursos hídricos e mudança do uso da terra.

A CNA participou de um debate no estande do IICA sobre o financiamento para acelerar a implementação de sistemas alimentares climáticos inteligentes e o potencial do mercado de carbono para a agricultura.

Na última agenda do dia, a delegação se reuniu com representantes da Associação de Digestão Anaeróbica e Biorecursos (ABDA) e da World Biogas Association para discutir parcerias na transição energética e ações de cooperação na produção de alimentos e biogás, metas que compõem as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil.

As ações seguem nos próximos dias, com reuniões e participação em painéis em pavilhões de entidades nacionais e estrangeiras que estão em Baku.

No próximo dia 19, acontece o Dia do Agro no Pavilhão Brasil, com a participação do presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente e chefe da delegação da CNA, Muni Lourenço. Além da CNA, integram a comitiva as Federações de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e Paraná (Faep).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtor brasileiro já comprou 90% dos fertilizantes para a soja 2026/27, mas apenas 45% para milho do ano que vem
Nestlé investirá R$2 bi até 2028, plano inclui nova fábrica de fórmulas infantis em MG
Terremoto de magnitude 5 atinge o Tibete, segundo GFZ
Uso de quadriciclos para operações agrícolas nas fazendas marca volta da Honda ao segmento agro
Suspensão das exportações de carne bovina para UE já está valendo. Entenda como o setor de saúde animal avalia a medida
A série MT3 da LS Tractor é focada em áreas de espaço restrito e locais com limitações de circulação