CropLife Brasil participa de audiência pública do STF sobre oneração fiscal de defensivos agrícolas

Publicado em 19/11/2024 10:24
Entidade destaca que revogação do benefício afetará os custos de produção e o preço dos alimentos

A CropLife Brasil marcou presença na audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal – STF, em Brasília, no dia 05 de novembro, que discutiu sobre os efeitos práticos de eventual oneração fiscal de defensivos agrícolas. O debate ocorreu no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade de nº 5553 (ADI 5553) que analisa a constitucionalidade de cláusulas do Convênio 100/1997 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O Convênio estabelece regras de desoneração fiscal desses insumos e a decisão do STF pode gerar impactos significativos no setor agrícola e na economia nacional.

A audiência contou com a participação de diversas entidades e especialistas. Dos 64 pedidos recebidos para participação, 41 foram habilitados e 37 participaram das apresentações, que foram organizadas em blocos para a exposição. Cada expositor teve 10 minutos para defender suas posições e, ao final, houve 40 minutos reservados para diálogo. 

A CropLife Brasil, por representar a indústria que atua em pesquisa e desenvolvimento de soluções e tecnologias para a produção agrícola sustentável, atua como amicus curiae na ação. Durante a apresentação, a associação destacou dados sobre os impactos econômicos de eventual declaração de inconstitucionalidade. A revogação do benefício fiscal pode elevar, em média, 25% o custo dos defensivos agrícolas, resultando em aumento do preço dos alimentos.  

“Como um dos maiores produtores agrícolas do mundo, o Brasil é importante ator na utilização de defensivos pela sua extensão territorial. Conforme demonstrado ao longo das apresentações, uma eventual declaração de inconstitucionalidade do Convênio 100 trará impacto significativo a economia do país, afetando diretamente os custos de produção, trazendo prejuízos aos agricultores e consequentemente no preço não só das commodities, mas também nos alimentos para o consumidor final”, reforçou Amanda Lima, Gerente Jurídico e de Compliance da CropLife Brasil.

O julgamento da ADI 5553 ainda não tem data para ser retomado. 

A íntegra da audiência está disponível no canal do STF no YouTube: Audiência Pública – Desoneração Tributária de Agrotóxicos – 5/11/24 (Tarde)

Fonte: CropLife

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conflito no Oriente Médio coloca em risco 41% da ureia exportada no mundo
Seguradoras marítimas de Londres ampliam área de alto risco no Golfo do Oriente Médio
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Produtores apostam em remineralização do solo para recuperar áreas degradadas e fortalecer fruticultura no interior da Bahia
Importações de óleo de palma pela Índia sobem 10% em fevereiro, ao maior nível em seis meses
Tropas israelenses realizam incursões ao longo de partes da fronteira libanesa, diz autoridade