Projeto que institui o Pronaf e o Plano Safra da Agricultura Familiar é aprovado no Senado

Publicado em 27/11/2024 17:30
Proposta garante crédito acessível e condições específicas para pequenos produtores, promovendo o desenvolvimento rural sustentável e fortalecendo a segurança alimentar no Brasil

A agricultura familiar, responsável por grande parte dos alimentos consumidos no país, recebeu um importante reforço nesta quarta-feira (27). A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou o relatório do senador Jaime Bagattoli (PL-RO), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), sobre o Projeto de Lei 4384/2023. A proposta oficializa na legislação brasileira o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Plano Safra da Agricultura Familiar.

O projeto busca garantir crédito acessível e condições especiais para agricultores familiares, assegurando direitos e incluindo populações vulneráveis, como assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas. “Estamos consolidando o Pronaf como uma política permanente de apoio à agricultura familiar, essencial para a segurança alimentar do país”, destacou Bagattoli.

Entre os avanços propostos, o Plano Safra da Agricultura Familiar terá recursos específicos e regras mais favoráveis para financiamentos. O relator enfatizou que a medida proporciona estabilidade e previsibilidade, fortalecendo um setor estratégico. “A agricultura familiar não pode ficar sujeita às mudanças de governo. Ela sustenta nossa mesa e movimenta economias locais”, afirmou o senador.

Bagattoli também ressaltou a importância de consolidar o Pronaf como política permanente. “Estamos garantindo estabilidade e segurança para a agricultura familiar, permitindo que esses produtores planejem e invistam com mais confiança. Eles são fundamentais para a nossa segurança alimentar e o crescimento das comunidades rurais”, pontuou.

Após aprovação na CRA, o projeto retorna para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Bolsonaro cancela entrevista ao Metrópoles por questões de saúde
Principais BCs realizam em 2025 maior movimento de afrouxamento em mais de uma década
Rússia levanta preocupações com EUA sobre ações na Venezuela, dizem agências de notícias russas