Laboratório do IMA renova selo de Controle de Qualidade
O Laboratório de Análise Vegetal (LAVE) do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está autorizado a usar selos de Controle de Qualidade em 2009. A autorização é resultado da aprovação, com conceito A, no Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal.
A renovação da autorização para utilização dos selos é anual, realizada caso haja interesse do laboratório e aprovação no Programa. Atualmente, mais de 100 laboratórios do país participam do processo. O LAVE é integrante desde 2002 e vêm sempre alcançando bons resultados.
O Programa, de participação voluntária, é coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/SP). A avaliação do laboratório do IMA aconteceu entre 2007 e 2008, baseada em amostras controle de folhas de citros. Em dezembro o LAVE recebeu o Certificado de Controle de Qualidade Interlaboratorial, concedido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, o que confirma a aprovação no Programa.
O Certificado autoriza a utilização dos selos de Controle de Qualidade durante este ano. Os selos, emitidos pelo Departamento de Ciências dos Solos da ESALQ, só podem ser utilizados pelos laboratórios aprovados no Programa e são aplicados nos resultados de análises realizadas pelo LAVE, como certificação de qualidade.
LAVE
O Laboratório de Análise Vegetal é uma das nove unidades que compõe o Laboratório de Química Agropecuária do IMA. No LAVE são analisados componentes de plantas como arroz, cana-de-açúcar, citros, feijão, gramíneas, milho e soja, para verificação do estado nutricional. De acordo com os resultados os técnicos do laboratório indicam a necessidade ou não de correções de adubação.
Localizado
em Contagem, em prédio anexo à administração da Ceasa Minas, o LAVE presta
atendimento ao público. O interessado em utilizar os serviços deve consultar o
site do IMA, www.ima.mg.gov.br, para obter informações
detalhadas sobre coleta, envio de material e outros procedimentos.
Fonte: IMA