Verão quente da Argentina começa a prejudicar colheitas, diz bolsa de cereais de Buenos Aires
BUENOS AIRES (Reuters) - Um verão quente e seco no Hemisfério Sul está começando a causar danos às safras de soja e milho de 2024/25 da Argentina, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires nesta sexta-feira, depois de ter relatado condições de cultivo praticamente ideais graças às chuvas abundantes da primavera.
A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja e o terceiro maior exportador de milho, além de ser um importante fornecedor de trigo. Até algumas semanas atrás, a bolsa não havia relatado praticamente nenhum sinal de danos às safras graças ao clima úmido da primavera.
No entanto, com o início do verão, no final de dezembro, começaram a ser observados impactos das altas temperaturas e da escassez de chuvas sobre as plantações.
Para as culturas de milho, cultivadas na seção sul do coração agrícola da Argentina, a bolsa disse que "os sintomas de estresse hídrico estão começando a ser observados, como o amarelecimento das folhas basais com possíveis perdas de rendimento".
Até o momento, os produtores de milho plantaram 87% dos 6,6 milhões de hectares de soja previstos pela bolsa e 93% dos 18,4 milhões de hectares estimados de campos de soja.
Para a soja, a bolsa disse que a área de terras cultivadas que se beneficiaram de condições hídricas "adequadas a ótimas" encolheu 7 pontos percentuais, para 81% da área total plantada.
Apesar do clima quente, a bolsa disse que as duas principais culturas estão progredindo bem, em geral, graças à umidade abundante dos últimos meses de 2024.
A temporada de trigo da Argentina está quase concluída, acrescentou a bolsa, dizendo que os agricultores já colheram 95% de uma estimativa de 18,6 milhões de toneladas de trigo.
(Reportagem de Maximilian Heath; texto de Sarah Morland)
0 comentário
![Soja sobe forte em Chicago com previsão de clima seco na AMS ; já o café tem fechamentos opostos nas bolsas de NY e Londres](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/destaque-yt-X2878.jpg)
Soja sobe forte em Chicago com previsão de clima seco na AMS ; já o café tem fechamentos opostos nas bolsas de NY e Londres
![Boa produtividade e integração lavoura-pecuária são destaques nos dois primeiros dias de Expedição Safra Goiás](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/photo-2025-01-20-10-46-49-1-MrGFb.jpg)
Boa produtividade e integração lavoura-pecuária são destaques nos dois primeiros dias de Expedição Safra Goiás
![Obras do entreposto da Castrolanda no Tocantins vão começar no primeiro semestre](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/unnamed-7-3Ed4R.jpg)
Obras do entreposto da Castrolanda no Tocantins vão começar no primeiro semestre
![Famato comemora marca de 50 tentativas de invasões de terra frustradas com Tolerância Zero](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/unnamed-6-pINdT.jpg)
Famato comemora marca de 50 tentativas de invasões de terra frustradas com Tolerância Zero
![Janeiro é momento de decisão importante para o empregador rural produtor rural pessoa física](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/160a6d794d97ca7c716f08b4a6588fbb.jpg)
Janeiro é momento de decisão importante para o empregador rural produtor rural pessoa física
![EUA garantem exportações fortes de carne bovina em janeiro enquanto feriado nos EUA e posse de Trump deixam commodities em compasso de espera](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/thumb-R9UGt.png)
EUA garantem exportações fortes de carne bovina em janeiro enquanto feriado nos EUA e posse de Trump deixam commodities em compasso de espera