Trump diz à elite empresarial de Davos que quer reverter inflação e cortar impostos

Publicado em 23/01/2025 13:28 e atualizado em 23/01/2025 14:07

Por Echo Wang e Lananh Nguyen e Marwa Rashad

DAVOS, Suíça (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse aos líderes empresariais reunidos no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta quinta-feira, que está trabalhando para reverter a inflação e a imigração ilegal e, ao mesmo tempo, impulsionar a produção de combustíveis fósseis nos Estados Unidos.

"O que o mundo testemunhou nas últimas 72 horas é nada menos do que uma revolução do senso comum", disse Trump por videoconferência, acrescentando que se concentrará na desregulamentação e em tornar os Estados Unidos um centro de inteligência artificial e criptomoedas, ao mesmo tempo em que estenderá os cortes de impostos aprovados durante seu primeiro mandato.

"Os Estados Unidos têm a maior quantidade de petróleo e gás do que qualquer outro país na Terra, e nós vamos usá-los. Isso não só reduzirá o custo de praticamente todos os bens e serviços, como também tornará os Estados Unidos uma superpotência manufatureira."

Os comentários foram os primeiros de Trump na Presidência, que já dura quatro dias, para líderes empresariais e políticos globais, em um momento em que os mercados estão nervosos com seus planos de tarifas amplas sobre produtos importados.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli