Análise CNA de janeiro traz dados de clima, comércio internacional e cenário econômico

Publicado em 13/02/2025 13:07

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou a primeira edição do ano do boletim Análise CNA, que traz informações de inteligência de mercado e dados do setor para o produtor rural.

Confira a análise completa no link: https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/analise-cna-edicao-janeiro-de-2025

O documento apresenta um panorama do clima e os impactos das chuvas nas culturas agrícolas (café, soja, milho e cana) e a previsão para os próximos meses. Segundo a análise, o fenômeno La Niña segue no radar e pode durar até abril deste ano.

Em relação à pecuária, a publicação divulga os custos de reposição e alimentação, preços do boi magro e preparação para o confinamento. Os principais pontos de atenção para os pecuaristas são preços do boi magro, as cotações do milho e mercado futuro.

No comércio internacional, os principais produtos exportados pelo Brasil apresentaram variações substanciais em 2024, na comparação com 2023. O destaque do ano foi o algodão, que teve as vendas elevadas em 68%, tornando o Brasil o maior exportador mundial em 2024, ultrapassando os Estados Unidos.

A reforma tributária e a população ocupada no agro são destaques no cenário econômico. A derrubada de vetos e regulamentação infralegal da reforma são fundamentais para garantir as conquistas do setor.

A publicação é elaborada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CNA e traz todos os meses um panorama sobre o agro no Brasil e no mundo, com os principais acontecimentos no período e projeções para o setor.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril