CNA divulga boletim com dados da inflação de janeiro

Publicado em 17/02/2025 18:22
IPCA teve alta de 0,16% em relação a dezembro de 2024

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou Comunicado Técnico com a análise da inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em janeiro deste ano.

Segundo o boletim, o índice teve alta de 0,16%, ficando 0,36 p.p. abaixo do registrado em dezembro do ano anterior. O IPCA acumulado nos últimos 12 meses apresenta alta de 4,56%, acima do teto da meta para 2025, de 4,5%.

Com relação aos grupos, os preços de alimentação e bebidas subiram 0,96%, contribuindo com 0,21 p.p. para o IPCA do mês. A alimentação no domicílio subiu 1,07%, influenciado pelas altas da cenoura (36,14%), tomate (20,27%), café moído (8,56%), frango em pedaços (1,51%) e carnes (0,36%).

Por outro lado, os preços do limão (-19,19%), da batata-inglesa (-9,12%), do leite longa vida (-1,53%), da carne de porco (-0,95%) e do arroz (-0,52%) recuaram.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acordo Mercosul-União Europeia abre nova fronteira com mais de 300 oportunidades para exportações do Ceará
S&P 500 e Nasdaq abrem em baixa com perdas de chips
Menos embarcações passam pelo Estreito de Ormuz após EUA retomarem bloqueio
MP traz avanços defendidos pela Aprosoja MT, mas solução para o endividamento rural ainda precisará ser aperfeiçoada
Café, carnes, frutas e mais: leia a lista completa dos produtos isentos do novo tarifaço dos EUA
Irã adverte que Estreito de Ormuz é “linha vermelha” e que resistirá até o fim