CNA divulga boletim com dados da inflação de janeiro

Publicado em 17/02/2025 18:22
IPCA teve alta de 0,16% em relação a dezembro de 2024

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou Comunicado Técnico com a análise da inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em janeiro deste ano.

Segundo o boletim, o índice teve alta de 0,16%, ficando 0,36 p.p. abaixo do registrado em dezembro do ano anterior. O IPCA acumulado nos últimos 12 meses apresenta alta de 4,56%, acima do teto da meta para 2025, de 4,5%.

Com relação aos grupos, os preços de alimentação e bebidas subiram 0,96%, contribuindo com 0,21 p.p. para o IPCA do mês. A alimentação no domicílio subiu 1,07%, influenciado pelas altas da cenoura (36,14%), tomate (20,27%), café moído (8,56%), frango em pedaços (1,51%) e carnes (0,36%).

Por outro lado, os preços do limão (-19,19%), da batata-inglesa (-9,12%), do leite longa vida (-1,53%), da carne de porco (-0,95%) e do arroz (-0,52%) recuaram.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conversa de Cerca #192 - Manejo preventivo de doenças no arroz mantém lavouras mais sadias e com potencial produtivo preservado
Secretário-geral da ONU dispara alarme sobre riscos da IA após Trump minimizar questão
Cine Senar leva experiência do cinema para crianças do Distrito de São Jorge, em Tangará da Serra
MP da renegociação não atende produtores e endividamento ameaça economia do BR, alerta economista da Farsul
Índia considera reduzir impostos sobre importação de óleo vegetal à medida que preços sobem
Synkka lança tecnologias para integrar tratamento de sementes, nutrição de plantas sinergica com bioinsumos e adaptação climática